04 março 2008

O Povo

Por sua tradição de cidade educadora, e também pela longa e permanente convivência com estrangeiros de todos os continentes - em função principalmente da construção da estrada de ferro, da Escola e da Universidade - a população sempre teve um comportamento diferenciado e singular.

Além da população nativa de Viçosa, a cidade tem o privilégio de receber continuamente jovens e profissionais, do país e do exterior, de elevada capacidade intelectual. Na busca da realização de seus sonhos aqui desenvolvem e lapidam seus talentos e habilidades que lhes permitem alçar vôos que, freqüentemente, ultrapassam limites jamais imaginados.

A população do município é predominantemente urbana, mais de 92%, Figura 1. Cerca de 50% são estudantes dos diferentes ciclos - desde o fundamental até o superior. Com o vigor e criatividade inerentes à juventude, estabelecem relações afetivas e de camaradagem que duram toda a vida. Nesse processo, enriquecem o ambiente da cidade conferindo-lhe uma atmosfera criativa, dinâmica e intelectualmente estimuladora.



Parece que a diversidade humana do ambiente, tanto étnica quanto cultural, conferiu-lhe uma natureza cosmopolita que perdura até hoje no ambiente da cidade. Esse atributo, e mais a generosidade e cordialidade para com os forasteiros, talvez expliquem a imediata empatia que todos sentem pela cidade.

A integração à comunidade é tão natural que muitos deles, que por aqui aportaram apenas para estudar ou trabalhar permaneceram como autênticos viçosenses. Aqueles que buscaram outras plagas mantêm-se ligados à cidade e sempre retornam, pelo menos a cada cinco anos, nas comemorações de suas formaturas e outros eventos.

Os viçosenses são também reconhecidos pela sua operosidade. Um povo que foi capaz de erigir, na década de 1920, os primeiros edifícios e galpões da ESAV, o casarão do Presidente, a Escola Agrícola Arthur Bernardes, o Colégio de Viçosa, a Escola Normal, o Hospital São Sebastião, o Balaústre e, mais recentemente, a UFV e outras instituições de ensino, é digno de todo reconhecimento. Todos alvos da admiração de quantos as conhecem pela beleza arquitetônica, imponência e capricho construtivo.

Menção especial deve também ser dada ao elevado número de estórias hilariantes, protagonizadas por notáveis figuras folclóricas da terra, todas reveladoras da aguda presença de espírito de seus habitantes.

Nenhum comentário: