04 março 2008

O Prefeito

Raimundo Nonato Cardoso, natural de Viçosa, 59 anos, casado, dois filhos, nasceu e cresceu no seio de uma família de pequenos agricultores. Trabalhou, desde menino, em todas as atividades da agricultura familiar.

Já adulto, tentou a sorte em São Paulo. Após quatro anos, retornou às origens, na Violeira, e tornou-se funcionário público na Universidade Federal de Viçosa, na função de Auxiliar de Serviços Gerais.

A segurança de um trabalho fixo, e a dramática lembrança da perda de dois de seus irmãos, vitimados pelo crupe, despertaram seu inato espírito de solidariedade humana. Passou, desde então, a convencer seus colegas de trabalho a contribuírem, como pudessem, sempre que aparecia alguém necessitado.

Seu movimento filantrópico cresceu a ponto de ter sido estimulado a concorrer a uma cadeira de vereador. Assim, além de terem um representante, seus subsídios como edil os livrariam das contribuições cada vez mais freqüentes. Aceitou prontamente o desafio e, daí, para representar sua comunidade na condição de vereador, foi um passo.

Continuou assistindo, material e emocionalmente, todos quantos o procuravam em situações de dificuldades, sobretudo de doenças. Foram três eleições, sempre como o mais votado. Veio, depois, a vitória para presidente da Câmara Municipal e a seguir para vice-prefeito.

A experiência de sucesso nos mandatos de vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito o encorajou a tentar, pela ordem natural da política, o patamar seguinte - a candidatura a prefeito, o que realmente aconteceu.

Contrariando as pesquisas e prognósticos, elegeu-se prefeito da cidade, tendo como vice o jovem advogado Wesley Augusto Salomé de Castro que, pela primeira vez, postulava um cargo eletivo político.

Concorrendo com outros quatro candidatos, obteve uma vitória histórica, superando, folgadamente, a soma dos votos do 2º e 3º colocados. Tudo isso aconteceu sem que seu partido realizasse um único comício e elegesse um só vereador. Realmente, um feito notável e incomum.

Por todas essas circunstâncias mas, sobretudo, por se tratar de uma cidade universitária, com o IDH educacional mais elevado do Estado, sua vitória alcançou enorme repercussão regional e estadual.

Sua singular e modesta campanha demonstrou que a história do candidato é mais eloqüente que quaisquer outros expedientes. Pelo menos para o Município, um novo paradigma de estratégia eleitoral ficou estabelecido.

Para os que o conhecem o resultado foi muito natural e simples como ele próprio. Uma pessoa modesta - porém altiva, leal, transparente e, sobretudo, solidária. Sua ação política é construtiva e sem os ranços da política paroquial.

Embates só na época das eleições e, mesmo assim, sempre propositivos. Não desqualifica adversários e aplica, sem alarde, a estratégia típica dos grandes políticos mineiros em situações conflituosas: a opção pelo entendimento e pela paz.

Nunca articulou ou fez campanha para os cargos a que concorreu. Simplesmente declarou-se candidato e jamais pediu um voto. Homem de poucas letras, mas não se vangloria disso. Pelo contrário, valoriza, incentiva e, em muitos casos, contribuiu e contribui diretamente para a educação de muitos jovens.

Eleito, surpreendeu novamente. Para coroar seu apreço pela Educação escolheu, como marca de sua gestão, o lema: Viçosa, Cidade Educadora e constituiu uma equipe administrativa plural e com alta diversidade, desde pessoas com longa experiência pública no Município até cidadãos completamente desvinculados da política e da administração municipal.

O comprometimento com os grandes objetivos do Município foi o requisito principal exigido. Graças a essas peculiaridades, em pouco tempo conseguiu realizar uma coalizão política no Município e no Estado que tem sido fundamental para sua gestão.

O ambiente de entendimento e cooperação criado favoreceu e permitiu-lhe o estabelecimento de importantes parcerias. Há que se nomear, principalmente, as firmadas com as organizações de ensino superior da cidade e com a Câmara Municipal.

A Universidade Federal de Viçosa, por exemplo, tem participado na elaboração de projetos de interesse do Município, especialmente na área de infra-estrutura urbana e no Plano Diretor.

Dois projetos que bem refletem a importância que o prefeito atribui ao planejamento e à organização do espaço urbano são, respectivamente, o Cadastro Multifinalitário do Município e a Adequação e Humanização das Principais Vias da Cidade.

Entretanto, coerente com seu perfil político, a Educação e a Saúde são as prioridades de sua gestão e já apresentam resultados muito positivos.

Paralelamente à constante manutenção da infra-estrutura urbana e dos serviços essenciais, o prefeito vem aparelhando a administração municipal, sobretudo, na área de máquinas pesadas e equipamentos de escritório.

Tem gerido os recursos públicos com muita austeridade e, por isso mesmo, a situação financeira do erário municipal está equilibrada.

Sua trajetória na vida pública, marcada por simplicidade e intuitiva ação política, o inscreve, definitivamente, na história da administração do Município.

Nenhum comentário: